terça-feira, 31 de março de 2015

MAIS EDUCAÇÃO


A Educação Integral faz parte do ideal da legislação educacional brasileira e as experiências contemporâneas indicam a importância do papel da escola, assim como da necessidade do engendramento de políticas públicas que contribuam para a diversidade de vivências e que promovam os processos de territorialização das políticas sociais, articuladas a partir das vivências da escola para e com a comunidade.
Vale ressaltar que a Educação Integral implica na consideração das variáveis tempo e espaço como formadores de uma relação de pertencimento, uma vez que se ampliam as oportunidades de aprendizagem, utilizando-se das ferramentas diálogo e ( re) conhecimento cultural e social.
Sendo assim, a Educação Integral pode fazer da escola um espaço de atração, como um importante escudo para as mazelas sociais, para a melhoria do desempenho escolar e da permanência dos alunos na escola, principalmente em áreas de risco.
Não se concebe portanto, a réplica das mesmas práticas escolares, mas uma nova ou adaptada forma de fazê-las, ampliando tempos, espaços e conteúdos, para que seja realizada uma verdadeira educação cidadã, com pressupostos para oferecer importantes contributos à sociedade como um todo, mas especialmente ao seu núcleo de convivência.
O “Século das Urgências”, como pode ser chamado o nosso, necessita de cabeças pensantes, corpos em movimento, relações sendo estabelecidas, mudanças planejadas por diversos grupos. Não dá mais para a educação escolar manter-se arraigada a velhos paradigmas, a arcaicos modelos reprodutivos. O aluno deve sempre ser o centro, o foco de todo um projeto a se desenvolver, e, a sala de aula o melhor  laboratório para que as teias entre saber e ser possam começar a ser tecidas.
(Nubia Fabiana Moulin da Costa)


Equipe do Mais Educação:
Francisco Nuss
Nubia Fabiana Moulin da Costa
Verônica Maria da S. Oliveira
Hellen de Oliveira Teixeira Rodrigues ( Coordenadora do Programa)









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